10 coisas que podem fazer o Gre-Nal 406 entrar para a história

Grêmio e Inter decidem título do Gauchão em jogo cheio de marcas
Os últimos 90 minutos do Campeonato Gaúcho de 2015 poderão entrar para a história. A decisão entre Internacional e Grêmio, neste domingo (03) no Beira-Rio, vale taça e reúne pelo menos 10 coisas que se acontecerem, eternizarão o clássico de número 406. O Colorado tem a vantagem do mando de campo, mas o Tricolor pode erguer o troféu com um mero empate.

A lista conta com marcas ao alcance de ambos os times. Também engloba os técnicos e aponta, até mesmo, efemérides e estatísticas da atual temporada. O Placar UOL acompanha a final a partir das 16h.

1. Pentacampeonato 42 anos depois

Dono dos títulos estaduais do Rio Grande do Sul de 2011 para cá, o Inter pode repetir um feito para lá de antigo. Se ganhar do Grêmio, a equipe de D'Alessandro, Sasha e Nilmar igualará a série de cinco conquistas dos anos 1970. Em 1973, num preâmbulo dos dias gloriosos do clube naquela década, o Colorado foi pentacampeão. A sequência se tornaria maior – e até hoje única, nos anos seguintes com o famoso octacampeonato de 1976.

2. Primeiro título no novo Beira-Rio

Reinaugurado em abril de 2014, após reforma para ser sede da Copa do Mundo, o Beira-Rio foi palco dos dois títulos da Libertadores do Internacional e de todas as conquistas nacionais do clube. No ano passado, o clube disputou a decisão em Caxias do Sul e adiou para agora o célebre ato de erguer um troféu na casa com cobertura e arquibancada mais próxima do campo. Só que deixou uma porta aberta para o rival Grêmio estragar a festa também.

3. Terceira conquista do Grêmio na casa do Inter

O time de Felipão poderá repetir os feitos do Grêmio de 1980 e 2006. Até aqui, o tricolor conquistou apenas duas vezes o Campeonato Gaúcho na casa do Internacional. Na primeira oportunidade, segurou o placar fechado e confirmou a vantagem de antes da partida. Na segunda, que inclusive serve de inspiração agora, Pedro Júnior fez meio de nuca e garantiu a taça pelo gol qualificado.

4. Estrangeiro campeão com o Inter após 50 anos

Diego Aguirre fez o Inter ser o melhor time da primeira fase do Gauchão, o brasileiro com mais pontos na fase de grupos da Libertadores e pode repetir o feito de Alfredo González. O argentino comando o time que faturou o estadual de 1950. Desde então, outros três estrangeiros passaram pelo Beira-Rio e não ganharam nada. Os uruguaios Pedro Rocha, em 1996, e Jorge Fossati, em 2010, além do ex-zagueiro Elias Figueroa, também em 1996.

5. Fim do jejum do Grêmio no estadual quatro anos depois

Campeão pela última vez em 2010, sob o comando de Silas (agora técnico do Ceará), o Grêmio atravessa por uma seca de taças que virou até piada na torcida rival. Vencer outra vez, e na casa do tradicional adversário, terá muito valor. Quatro anos atrás, o Beira-Rio foi palco do jogo de ida da final e o tricolor venceu por 2 a 0. Gols de Rodrigo e Borges.

6. Tira-teima do ano após dois empates sem gols

No clássico da primeira fase do estadual, nada de gols. No jogo de ida da decisão, em território do Grêmio, outro placar fechado. Em 180 minutos na temporada, nem Grêmio e muito menos Inter acertaram a pontaria e foram melhores que o outro num confronto direto. Na primeira partida, o Colorado tinha time misto e viu o Tricolor sair fortalecido após mostrar empenho para reverter o cenário de derrota certa. Na Arena, a equipe de Aguirre ficou com um jogador a mais e não conseguiu furar o bloqueio de Felipão.

7. D'Ale maior que Falcão. Em conquistas do Gauchão...

D'Alessandro tem um motivo a mais para correr neste domingo. Ídolo e capitão do time, o argentino pode ganhar o sexto estadual pelo Internacional. Baluarte da nova cara do clube, com marca internacionalizada e estrutura forte, o camisa 10 está atualmente empatado em conquistas de Gauchão com outro nome histórico do Colorado: Paulo Roberto Falcão. Pesa a favor do gringo a fama de carrasco do rival Grêmio.

8. Quarto título de Felipão em cima do Inter

Luiz Felipe Scolari é a cara do último Grêmio multicampeão e também um sinônimo de executor do Inter. Se ganhar o Gauchão de 2015, o técnico chegará ao quarto título conquistado em cima do Colorado. A lista já conta com os estaduais de 1987, 1995 e 1996. O triunfo de 20 anos atrás, com uso de time reserva – apelidado de Banguzinho, ficou mais marcado.

9. Fim da invencibilidade de um dos lados

Em Gre-Nal, tradicionalmente um dos lados chega mais forte. Nesta final, os dois lados desembocaram na decisão com campanhas de respeito. O Internacional de Diego Aguirre acumula 15 jogos sem derrota. O Grêmio de Felipão não sabe o que é perder nas últimas 14 partidas. Um deles, contudo, vai sair derrotado.

10. Repetição de 2006 ou não

Nove anos atrás, o Grêmio surpreendeu o Internacional dentro do Beira-Rio e foi campeão pelo saldo de gols. Com a nuca de Pedro Júnior, Mano Menezes venceu Abel Braga após dois empates. O Colorado minimiza até hoje a derrota em casa pelas conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes. O Tricolor saiu daquele título para um vice da América e boas campanhas no Brasileirão dos anos seguintes.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X GRÊMIO

Data e hora: 03/05/2015 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Transmissão na TV: Globo (somente para o RS) e PPV
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Rafael Dias Alves e Marcelo Barison

INTERNACIONAL: Alisson; William, Ernando, Alan Costa e Geferson; Rodrigo Dourado, Aránguiz, Eduardo Sasha, D'Alessandro e Valdívia (Nico Freitas); Nilmar
Técnico: Diego Aguirre

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Erazo, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Fellipe Bastos, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Braian Rodríguez
Técnico: Felipão


Share on Google Plus

Sobre Erik Candido

Esta é uma breve descrição no blog sobre o autor. Editá-lo, No html e procurar esse texto
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial